A PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A presença da música na educação infantil:

entre o discurso oficial e a prática

Este livro busca analisar a presença da música na educação infantil, seus objetivos e contribuições no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças pequenas.


A autora discorre sobre a música e suas respectivas articulações entre as dimensões teóricas e políticas da Educação Infantil escolar presentes nos discursos oficiais e sua relação com as dimensões práticas das atividades pedagógico-musicais para as crianças de zero a cinco anos de idade. A partir de suas pesquisas, bibliográfica e de campo, a autora revela acentuada desarticulação entre o falar sobre música e o fazer musical, o que aponta para usos e funções inadequados da prática pedagógico-musical, em desarmonia com a realidade da criança.


As análises sobre o sentido e o significado das práticas pedagógico-musicais no contexto da Educação Infantil sinalizam alguns problemas e limites, apontando, no entanto, possíveis caminhos para superá-los. A autora defende que é no processo do fazer musical que as crianças aprendem a viver e sentir a música, ouvindo-a e apreciando-a intensamente, relacionando-a consigo mesma, com os outros e com as diversas situações do seu cotidiano. Importa mostrar-lhes que a música pode proporcionar novas escutas e criar experiências positivas, agradáveis e relevantes ao seu crescimento pessoal

TENHA COM VOCÊ ESTE LIVRO

Compre o livro, entre em contato!

Comprar
Share by: